Tudo o que você precisa saber sobre o processo de compra e venda de um imóvel

Converse com um advogado

Preencha os campos abaixo com uma breve explicação do seu problema:

Comprar o próprio imóvel é o sonho de muitos brasileiros. Esta é a garantia de ter sempre um teto para voltar ao final do dia e uma maneira de assegurar um patrimônio para a família, além de também ser uma boa forma de investimento.

 

Contudo, a aquisição de uma propriedade não consiste somente no pagamento e na posterior entrega das chaves ao comprador, pois existe uma série de cuidados e procedimentos que devem ser seguidos antes de fechar o negócio.

 

O processo de compra e venda envolve itens bastante burocráticos, que muitas vezes o comprador não possui tempo nem conhecimento suficientes para analisar, portanto, é importante contar com o suporte de um advogado especialista em Direito Imobiliário para garantir que o negócio tenha segurança.

 

Se você está passando por esta situação, mas tem dúvidas sobre como agir, chegou ao lugar certo, afinal, o artigo de hoje tem o objetivo de esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o processo de compra e venda de um imóvel.

 

Então, continue a leitura e tire suas dúvidas!

 

O que verificar na propriedade?

 

É necessário avaliar com atenção as características do imóvel e da região em que ele está localizado. Observe itens como a quantidade de cômodos, existência de infiltração nas paredes ou até problemas na instalação elétrica. Comprar um imóvel com problemas significa ter que gastar mais com reparos.

 

No entorno da propriedade, é preciso analisar a infraestrutura urbana por meio de itens como transporte público, segurança, lazer, supermercados e saúde. Além de ser mais cômodo para os moradores, a existência de tais serviços nas redondezas resulta numa valorização do imóvel para uma possível revenda.

 

 

Cautela com a documentação

 

Preste bastante atenção na documentação da propriedade para não cair em golpes como, por exemplo, alguém que venda um imóvel que não lhe pertence, uma prática bastante comum e que, infelizmente, costuma fazer muitas vítimas.

 

Verifique a Certidão de Registro, documento que apresenta os detalhes do imóvel e de sua situação em termos legais. Nunca aceite outros documentos em vez dele, pois não revelam todas as informações pertinentes a este bem.

 

 

A Certidão de Registro é o documento de “identidade” do imóvel. Por meio dela é possível descobrir, por exemplo, se um imóvel está envolvido em penhora ou hipoteca. Ademais, contém dados precisos como a localização e o proprietário.

 

 

Informações pessoais e dívidas

 

Peça ao vendedor a Certidão de Quitação Fiscal e Enfitêutica (referente à regularidade fiscal) e Declaração de Quitação de Obrigações Referentes ao Condomínio (revela a existência ou não de débitos pendentes numa unidade).

 

É interessante que o comprador solicite as documentações pessoais do vendedor para análise de Certidões Judiciais, em que ocorre a verificação da existência de ações judiciais que possam atrapalhar o processo de compra.

 

Cumprida as etapas anteriores para a compra, chega o momento do Registro de Escritura em Cartório, última fase para a transferência de posse. O tabelião lê os termos do acordo e pede aos envolvidos que, enfim, assinem o documento de transmissão de propriedade do antigo para o novo proprietário.

Compartilhar