Planejamento tributário: o que é e qual a importância?

Converse com um advogado

Preencha os campos abaixo com uma breve explicação do seu problema:

O Brasil é um dos países com as maiores cargas tributárias do mundo. Isso é um fato.

Muitas empresas quitam as suas obrigações anualmente, porém, pagam mais do que o necessário, ou até mesmo taxas que não precisam caso o pagamento fosse feito em dia.

Esse tipo de situação é extremamente prejudicial para a segurança jurídica e fiscal do negócio. Os empreendedores sabem muito bem a importância de uma gestão tributária adequada. Porém, mesmo assim, podem ignorar alguns fatores como o planejamento adequado.

Sendo assim, criamos um conteúdo exclusivo para que você saiba o que é planejamento tributário e qual é a sua importância. Confira!

 

O que é planejamento tributário?

 

planejamento tributário é um conjunto de processos e ferramentas que visam otimizar as questões fiscais da empresa e preveni-la de possíveis sanções fiscalizatórias.

Trata-se de uma importante ferramenta da gestão fiscal de qualquer negócio para monitorar os valores, prazos e tipos de impostos a serem pagos ao longo do ano de maneira antecipada.

Lembre-se de que o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do planeta, tomando um tempo significativo e uma grande fatia do orçamento de empresas.

Com isso, o planejamento financeiro é uma obrigação para um negócio que deseja se manter ativo e competitivo no mercado.

 

Qual é a importância do planejamento tributário?

 

gestão fiscal eficiente é um dos pilares que sustenta negócios de todos os tamanhos. Faz parte das rotinas administrativas e é fundamental para que a sua empresa esteja protegida em casos de fiscalização, assim evita-se problemas mais sérios com o fisco.

Saiba que um negócio pode até mesmo ser encerrado ao ser sancionado pelo fisco. Afinal, as multas tendem a ser pesadas e as sanções, duras.

Fora isso, existem outras inúmeras razões pelas quais você deveria começar a adotar essa ferramenta.

 

Evite multas e impostos desnecessários

 

planejamento tributário tem como principal objetivo organizar os impostos da sua empresa.

Isso significa entender a fundo as obrigações da empresa perante o fisco, quais documentos devem ser apresentados para justificar os valores questionados e quais são os prazos aos quais ela precisa estar atenta, visando evitar eventuais sansões.

Não tem para onde fugir, todo empreendedor deve entender as peculiaridades de tributação ao qual seu negócio está enquadrado.

Com um planejamento bem organizado, o adimplemento ocorre com as alíquotas corretas e evita-se atrasos no pagamento de taxas, o que afasta a incidência de multas.

Isto, pois, cada tipo de negócio possui suas alíquotas específicas, como prestadores de serviços, lojas de varejo e lojas de atacado. O planejamento tributário ajuda a entender qual é a sua fatia exatamente.

 

Alinhamento com as leis

 

O planejamento tributário também auxilia na redução de carga tributária, sempre observando as normas legais e o devido enquadramento contábil.

Saiba que sonegação e tentativa de burlar os processos é ilegal, e muitos juízes podem não aceitar as suas justificativas se não houver o acompanhamento adequado.

Dessa forma, estar em conformidade com as normas é uma maneira de estar protegido para garantir a continuidade do seu negócio no mercado.

Compartilhar